sábado, 24 de janeiro de 2009

Peixe que não tem gosto de peixe

Na minha última visita a Goiás comi um peixe memorável. Tanto que decorei a receita. O molho é tão bom que o cação fica super de coadjuvante. Fiz o teste aqui em casa e compartilho aqui com vocês.


Ingredientes
Filé de peixe (eu fiz com cação, mas escolha o de sua preferência)
Umas seis batatas médias
Requeijão cremoso
Queijos
Tomates maduros
Leite
Alho
Sal
Pimenta
Tomilho limão

Preparo

Corte as batatas ao meio e cozinhe com casca e tudo até que fique bem moles.

Em quanto isso, prepare o molho. Para isso, pique os tomates em pedaços bem pequenos. Refogue-os com alho amaçado em azeite. Acrescente sal e pimenta a gosto. Deixe fever até que engrosse. Corte os filés de peixe em pedaços de mais ou menos 10cm. Coloque-os na panela do molho. Mas só para dar um susto e pegar o tempero (uns 3min). Retire os pedaços de peixe da panela e espalhe-os em uma travessa de vidro. Deixe o molho reduzir, depois coloque sobre o peixe na travessa.

Pegue as batatas cozidas e descasque. Pique-as em pedaços pequenos e coloque num liquidificador, acrescente o leite até cobrir as batatas. Bata. A idéia é que vire um creme, nem muito grosso, nem muito ralo. Ou seja, um creme. Verifique o sal.

Com uma colher de café coloque gotas de requeijão sobre o peixe na travessa. Cubra com o creme de batatas. Acrescente o queijo, em cubos, ralado, fatiado, como quiser. Leve ao forno para gratinar.

Faça arroz branco para acompanhar.

PS.: para os que não comem peixe podem substituir por filé mignon ou filé de frango. Para os malas que nem carne comem, podem fazer com abobrinha. Vai ficar 100 vezes mais sem graça, mas ok. O molho continuará incrivel.

3 comentários:

Vagner Almeida disse...

Eu queroooooooooo

gremunhoz disse...

Nossa amiga, dona Meg faz esse peixe na versão gaudéria e fica impossível! Nem quero ver essa foto por muito tempo que tá me dando água na boca...

Marcos Flávio disse...

ja comiiii
ja comiiiii :))))
e eh otemoooo
e eh botemoooo :)))
;)))