sábado, 14 de fevereiro de 2009

Strogo


Strogonoff é um dos meus milhões de pratos favoritos. Claro que o top 1 da história dos strogos que já comi é o da minha mãe. E nem dá pra comparar, ela definitivamente detém o poder. Mas como eu já não moro com ela há 10 anos e só posso comer essa maravilha quando viajo mil quilômetros tive que buscar a auto-suficiência stroguística. Segue minha adaptação:

Ingredientes
Filé de frango em cubinhos (se fosse carne seriam tiras)
Bacon (em cubos ou fatias)
Molho de tomate
Creme de leite
Mostarda
Catchup
Cebola
Alho/Sal/Pimenta
Champignon
Vinho branco

Preparo
Corte o bacon em pedaços bem pequenos e frite. Depois que já estiver bem dourado, acrescente o alho moído e a cebola beeem picadinha (eu não uso cebola por causa da Louca dos Gatos que mora comigo). Deixe dourar, junte o frango já temperado com sal, pimenta, vinho e mostarda. O ideal é que ele cozinhe e depois dê uma fritada para dourar. Mas não frite muito para não endurecer a carne.

Junte o molho de tomate e deixe encorpar. Coloque os cogumelos. Por último, acrescente o creme de leite. Não ferva depois disso, para que o creme não talhe. Faça arroz branco para acompanhar.

Batata acompanha?
Sim, a batata, uma das coisas mais gostosas que Deus fez, combina super com o strogo. Se você tiver na mavon, compre batata palha pronta. Agora se tiver com um pouco mais de fé no fogão pode fazer um purê como esse da foto. Mas essa receita merece um post a parte.

4 comentários:

Marcos Flávio disse...

vo nem conta pro 6is viu ...
eh baum
eh tradicao ... ! eh T D B :)))
e qdo vai chegando dezembro entao ... as lumbrigas assanhando
o casal de solitaria, comecam a briga infindavel ate que chega dia 23 ... 24 de dezembro
hehehe dai tudo valta ao normal com o strogo lari + netNeuza :))) kkkkkkk
bju ermAn

Tano disse...

Eu falei que ia te mandar a receita do strogo de salsicha não esqueci ainda, depois eu te passo.

gremunhoz disse...

Minha mãe é a rainha da cozinha, mas Greg e Fabrício encheram minha bola e disseram que no strogo eu sou melhor. Olha a responsa! Eu adoro o seu, agora falta conferir o da mamis.

Melissa disse...

hum... deu agua na boca... esse eu testemunhei quando foi inventado...