sexta-feira, 20 de março de 2009

Beringela, mais conhecida como Alien

Ainda na nóia do projeto "salvar o fígado a qualquer preço, mas com sabor" eu comprei legumes, muuuuitos legumes. Uma berinjela, uma abobrinha, uma cenoura, uma beterraba, um maço de couve e outro de espinafre.

Ok, a couve eu comi com a feijuca congelada da Gabi e o espinafre também (vide receita anterior), a cenoura idem (tá, eu conto). Já a beterraba a Marinete jogou fora (tava mais enrugada que a Tônia Carreiro). Mas o resto eu salvei! E vou contar como nessa receita de antepasto (há!) de berinjela.

Ingredientes
1 berinjela (há! De novo)
1 abobrinha (chega de há!)
1 pimentão amarelo (é tinha um pimentão. Do amarelo porque o vermelho é so much expensive. Tipo 7 conto o quilo no Lugar de Gente Feliz)
Uvas passas (são carinhas também, mas eu as amo e sempre compro)
Shoyou
Azeite
Vinagre (balsâmico, pq é melhor, mas se não tiver foda-se vai de Castelão mesmo)
Alho
Cebola (não coloquei)
Sal e pimenta a gosto

Preparo
Corte a berinjela e a abobrinha em tiras. O mais fino que sua coordenação motora permitir. Numa travessa misture os legumes com um pouco de vinagre, azeite, sal, pimenta, alho e shoyou. (Nessa hora que vai a cebola.) Cubra com papel alumínio e leve ao fogo. Quando já estiver tudo beeem mole tire o papel alumínio e deixe dar uma reduzida.

Simultaneamente, (ó) asse também o pimentão, mas separado com um pouco de azeite para soltar a casca. Quando este estiver molinho e murcho descasque (é pra sair fácil, se tiver difícil, é porque não tá no ponto). Corte-o em fatias também e junte à mistura.

Deixe secar mais um pouco no forno. Depois tire e acrescente mais um pouco dos temperos se for o caso. Por fim, junte as uvas passas. Não se assuste com a aparência. A beringela escurece e fica molenga com sementes no meio. Mas eu JURO que é gostoso!

Deixe esfriar e coma com tudo que vc quiser. Mas o bacana mesmo é com torradinhas ou pão italiano. Eu comi com pão de forma 7 grãos porque virei viada.

A berinjela é tão feia, mas tãaao feia, que tive que enfeitar pra foto.

Um comentário:

gremunhoz disse...

Amiga, dessa vez vou elogiar só o lado artístico mesmo, pois você sabe que essa expressão ALIEN advém da minha pessoa preconceituosa, RISOS. Menos preconceituosa agora, depois de ter tentado comer a danada na versão "adorê" e não ter adorado. Faz parte. ;-))