domingo, 26 de abril de 2009

esfiha simples

Eu fui para Goiás na Páscoa. E uma das coisas que mais gosto de quando eu vou pra lá é a comida. Lógico que comi pequi. Mas também tive a felicidade de comer o bobó de camarão da minha mãe (esse eu vou arriscar qualquer dia) e de fazer esfihas para o meu pai. Ficaram tão deliciosas que não deu tempo nem de fotografar. Segue a receita:

Ingredientes
Massa:
50g de fermento biológico instantâneo
2 copos tipo requeijão de agua morna
1/2 copo de óleo
4 colheres de sopa de açucar
1 colher de sopa de sal
1kg de farinha de trigo
Gema para pincelar

Recheio:
Carne moida
Tomates picados
Cebolas picadas
Sal, pimenta
Alho amanssado
Suco de limão


Preparo

Recheio:
Misture todos os ingredientes e tempere com o suco de limão. Esse recheio não precisa ir no fogo. A idéia é que a carne cozinhe no limão e depois no forno enquanto a massa assa.

Massa:
Dissolva o fermento na água. Junte o sal, o açucar e o óleo. Misture bem. Depois vá acrescentando a fariinha aos poucos até que a masse desgrude da sua mão com facilidade. Divida a massa em bolas médias e deixe descançar para crescer.
Depois abra com o rolo e use algum recipiente redondo para cortar a massa em formato de disco. Coloque a carne no centro do disco e junte as três pontas formando um triângulo. Pincele com a gema e leve ao forno a 200 graus. Se preferirpode usar queijo com recheio.

Ps.: rende umas 20 mil esfihas.

Um comentário:

gremunhoz disse...

ahahahahah, se fosse 20 mil mesmo, já ia cobrar minha marmitex, kkk.