terça-feira, 19 de maio de 2009

Bobó de camarão


No último feriado eu fiquei aqui na city. Como era uma sexta eu consegui ir à feira que tem aqui na rua. Ah que alegria! Eu AMO feira. Começando pelo pastel, as frutas e a gritaria dos feirantes. Muita emoção! Eu fui comprar queijo meio cura e sai com uma receita completa de bobó de camarão (o bicho tarra fresquinho só pra compensar aquele maldito do bolinho!). Segue a receita da mamis!

Ingredientes
1 quilo de camarão rosa sem casca
1/2 quilo de mandioca (comprei já sem casca na feira \o/)
1 pimentão vermelho
1 pimentão verde
1 vidro de leite de coco
3 tomates
2 cebolas (se quiser)
Alho e sal
Azeite de dendê
Azeite
Pimenta (usei a de bode)

Preparo
Cozinhe a mandioca na pressão com sal até ficar beeem molinha, quase desmanchando.

Prepare o molho. Pique a cebola, os pimentões e os tomates em cubos. Doure a cebola, depois o alho e a pimenta no azeite comum. Acrescente os legumes picados e deixe cozinhar até formar um molho consistente e pedaçudo.

Em uma outra panela refogue o camarão em alho e óleo e um pouco de sal. Acrescente um pouco do molho refogado acima e deixe cozinhar por uns 5 min no máximo. Reserve.

Pegue a mandioca cozida, dê uma passada no liquidificador. (Eu gosto de deixar alguns pedaços no meio do creme.) Junte-a ao molho. Acrescente o dendê (não exagere se quiser sobreviver) e o leite de côco. Deixe ferver um pouco. Por último coloque o camarão, para que ele não cozinhe mais e endureça.

Sirva com arroz branco.

2 comentários:

gremunhoz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
gremunhoz disse...

Nossa, agora eu vi ali um refer que diz "alma gorda" e lembrei que um amigo meu me chamava assim, quando eu tinha 51kg, risos. AMO bobó de camarão. Não sei se os que eu comi por aí tinham pimentão, mas se tinham, eu felizmente não notei. É a única adaptação que faria. JELIÇA! \o/