segunda-feira, 4 de maio de 2009

Molho Branco


Atendendo ao pedido do queridíssimo Filipinho segue minha receita de molho branco. Nesse caso eu vou dar medidas dos ingredientes. Mas não se acostumem.

Ingredientes
3 copos de leite
1 caixinha de creme de leite
2 colheres de sopa de manteiga ou margarina
Noz moscada
Sal
Pimenta do reino moída
1 colher de maizena (pode ser farinha de trigo também)

Preparo
Numa panela derreta a manteiga, acrescente o leite deixando meio copo a parte. Nesse restinho de leite ainda frio misture a maizena até que ela dissolva totalmente. Vá colocando essa mistura na panela sempre mexendo para não empelotar. Mexa sem parar até que o molho engrosse. Acrescente a noz-moscada ralada, a pimente e o sal a gosto. Por último, coloque o creme de leite.


Esse molho é base para outros mais incrementados. Pode virar, por exemplo, o molho de queijo da foto. Para isso, basta acrescentar todos os queijos ralados de sua preferencia e mexer até que eles se fundam ao molho. Você controla a quantidade de queijo conforme o seu amor. Eu ponho queijo bagarai. Fica uma géliça!

Se você também quer saber como se faz alguma receita, pode mandar seu pedido pelo émeiu alí do canto. Eu juro que tento.

5 comentários:

Filipe disse...

lindíssima!!!!!

amei e me senti super honrado!!!

Só não posso ficar mimado, senão vou ficar pedindo receitas exclusivas sempre!!!

hehe, vou tentar hoje ainda, e te noticio sobre o resultado.

Beeeeijos romanos

gremunhoz disse...

Hum... adoro molho branco, mas geralmente em panquecas, como coberturas. Na massa eu colocaria com queijos, sempre. Porque eu também gosto de queijo bagarai, risos!

D'Go disse...

posso substituir o leite por leite de soja?

Lara disse...

D'Go nunca fiz esse teste de trocar o leite por leite de soja. Acho que úncio problema pode ser o sabor adocicado. O que vc pode fazer tb é usar um creme de leite de soja. Eu já vi pra vender no Pão de Açucar. E não era caro não.

Anônimo disse...

Me divirto muito cozinhando aos finais de semana e é sempre bom ter receita infalíveis por perto,nesta especialmente,gostei do toque de noz moscada,vou experimentar.

Gutemberg Lócio