terça-feira, 26 de maio de 2009

Polpeta assada


A Grê fez polpetas e eu fiquei na nóia de copiar. Mas como eu tava numa fase light no fogão, inventei uma moda que até que deu certo: em vez de fritar as almôndegas eu assei. Ficam bem mais sequinhas e um pouco menos emocionantes sem toda aquela gordura trans, mas ainda assim continuam gostosas.

Igredientes:
Carne moída (tipo patinho, mais ou menos meio quilo)
Pão dormido
Ovo
Margarina
Farinha de trigo
Alho e sal a gosto

Preparo

Misture a carne, o ovo, os temperos, o pão triturado, um pouco de margarina e um pouco de farinha só pra dar a liga. Faça as bolinhas. Pegue uma assadeira forre com papel alumínio deixando sobrar dos lados. Coloque as polpetas, um fio de azeite sobre e feche o papel alumínio fazendo um embrulhinho. Leve ao forno médio depois de meia hora abra o papel para que eles peguem uma cor. Não deixe assar de mais para não endurecer.


Molho

Molho de tomate acompamnha. Ei fiz um molho comum com uns 3 ou 4 tomates picados e refogados no azeite e sal com semente e casca. É eu gosto de deixar, às vezes. Deixa o molho pedaçudo. Pimenta a gosto. Despeje as porpetas no molho e deixe ferver um pouco. Fure as bolinhas com o garfo para que o molhe penetre nelas.

Para acompanhar eu escolhi um assado de beringela e abobrinha com shoyu. Para esse bats picar uma beringela e uma abobrinha pequenas. Espalhe numa assadeira com tempero a gosto, shoyu e um fio de azeite. Asse até ficar mole. Pronto!



Molho vermelho pedaçudo

2 comentários:

gremunhoz disse...

E as fotos ficaram INCRÍVEIS hein?!

Monica disse...

Adorei a receita. Era o que eu estava procurando. Vou experimentar!