quarta-feira, 22 de julho de 2009

À Carbonara


Ainda no bonde das massas do meu livro fiz um carbonara. Pois é, não ficou muito bom, por alguns motivos que eu vou dividir com vocês.

Ingredientes
Espaguete
Ovos (dois ou três)
Bancon
Sal
Pimenta do reino
Meia xícara de leite

O lance do carbonara é que todo o processo tem que ser simultâneo para a massa não passar do ponto e o ovo chegar oa ponto. Por isso, não faça como eu. Antes de tudo pique o bacon em cubos e frite lentamente. Reserve.

Coloque a massa para cozinhar. Enquanto isso bata os ovos com sal e pimenta. Reserve. Quando a massa já estiver quase no ponto coloque o leite para ferver.

Escorra a massa, coloque em uma vasilha grande. Com uma agilidade ninja misture o leite fervente com o bacon e a mistura de ovos e mexa. Aqui é que o bagulho fica um pouco tenso. Porque o calor do leite e da massa é que vão fechar (cozinhar) os ovos e formar aqueles fiapinhos brancos do carbonara.

Caso, os ovos não fechem, você pode levar ao fogo por um minuto. Mas é um minuto mesmo, caso contrario você comerá uma papa em vez de massa. Sirva imediatamente.

Meus erros:
1.O leite não estava quente o suficiente. O ovo não fechou totalmente, tive que remediar no fogo. Não prejudicou a textura da massa, mas podia ter passado sem essa.
2.Eu esqueci de colocar sal no cozimento da massa. O resultado final ficou sem sal.

Um comentário:

gremunhoz disse...

Jantei o melhor carbonara da minha vida lá em Milão. Em compensação o danado tava tão forte, que fiquei conversando com ele no outro dia, o dia inteiro... Acho que minha versão seria bem menos carregada em pimenta e bacon. :-o