sábado, 25 de julho de 2009

Quiche de legumes


Com a chegada do inverno ganhei mais umas arrobas na silhueta. Sá cumé né? Comidas calóricas aquecem o coração e o corpo. Mas entoiçam. Por isso tô tentando pegar leve. Mas nem tanto. Logo segue uma quiche inventada.

Massa
2 e meia xicaras de farinha de trigo
1 ovo
150 gr de manteiga temperatura ambiente
1 pitada de sal

Recheio
3 ovos, ou 4 se forem muito pequenos
Cenoura
Abobrinha
Brócolis
Pimenta dedo de moça
Alho poró
Noz-moscada
E outros legumes do seu gosto
Fermento em pó químico

Preparo

Misture a farinha, a manteiga (ou margarina), o ovo e o sal até que a mssa adquira consitência e desgrude dos dedos com facilidade. O ideal é que a manteiga em temperatura ambiente para aderir melhor a massa. Abra a massa numa forma de fundo removível, subindo um pouco nas bordas. Eu gosto dela bem fina. Leve ao forno para assar por uns 20 min.

Enquanto isso, prepare o recheio. Rale a cenoura e a abobrinha. Pique o brócolis e o alho poró. Coloque um pouco de azeite na frigideira e refogue os legumes no alho e na pimenta dedo de moça até que eles fiquem moles. Deixe esse refogado esfriar. Quebre os ovos numa tigela e bata. Acrescente sal, noz-moscada e bata bem. Se tiver ajuda mecánica (betedeira, liqui) melhor ainda. Por último acrescente um pouco de fermento em pó químico (uma colher de café).

Pegue a forma com a massa pré-assada, espalhe os legumes e coloque a mistura de ovos sobre como cobertura.Se quiser, pode acrescentar queijo ralado que fica bem bom.

Um comentário:

gremunhoz disse...

Hum... adoro quiches! Vc sabe que eu não sou muito "leguminosa", mas uma versão com cenoura e outros amigos da seleta (ervilha, milho, azeitona...) me apraz! Nem sei se cabe, mas são os amiguinhos que eu curto mais. Se o brócoli estiver bem em pedacinhos, sem talo, só flores, eu também curto. ;-)