quarta-feira, 8 de julho de 2009

Risoto de queijo



A Camis (roomate) ama risoto de queijo e sempre ficava falando do risoto que o falecido (que o diabo o tenha) fazia e tals. Aí eu resolvi fazer antes que ele ressuscitasse. É simples. Mas para que não passe de ponto darei algumas medidas.

Infredientes
Vinho branco
Caldo de frango
Manteiga
Azeite
Alho
Arroz arbório
Sal
Pimenta do reino branca
Cheiro verde
Cebola (opcional)
Todos os queijos que você quiser, gostar e puder pagar. Eu usei golda, gorgonzola, mussarela e parmesão. Brie também fica ótimo, mas tava muito caro.

Preparo
Ferva o caldo de frango com água e conserve quente. Derreta umas duas colheres de sopa de manteiga em uma panela grande com fundo grosso, junte o uma colher de azeite. Adicione a cebola picada (eu não uso cebola) e deixe dourar e adicione o alho para que doure também.

Acrescente uma xíxara (chá) e meia de arroz, mexa bem com uma colher depau até que ele seja envolvido pela manteiga e azeite e comece a ficar mais branco. Acrescente uma xícara de vinho branco e deixe o arroz absorver o líquido completamente.

Vá acrescentando aos poucos o caldo de frango com uma concha. Coloque uma concha e deixe absorver. Repita o processo até que o arroz esteja al dente e o caldo absorvido. Isso leva uns 20 minutos.

Adicione a ultima concha do caldo, os 4 queijos (picados emm cubos pequenos ou ralados), sal e pimenta-do-reino. Mexa para que eles derretam e sejam incorporados. Para finalizar acrescente mais uma colher rasa demanteiga e o cheiro verde. Sirva com queijo parmesão espalhado por cima.

Para acompanhar fiz medalhões de filé grelhados com vinho tinto e shoyou.

7 comentários:

Rods disse...

Oi Lara,

Adorei o blog. Tenho um blog com uma proposta parecida...Dá uma passadinha lá quando der: www.alhoeoleo.blogspot.com

Bj

Cãmi disse...

E o da Lara ficou bem melhor, diga-se de passagem!

beijos

gremunhoz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
gremunhoz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
gremunhoz disse...

Prato de chef, hein?! Eu que ando comendo quase nada de carne vermelha me empolguei muito com o medalhão. Risotos eu também amo e recomendo alguns fora de casa muito bons: aquele do Center3 e o Premiato (acho que é esse o nome)no shopping Plaza Sul.

Marilia disse...

Oiiie, hoje aqui em casa a gente precisava de uma boa receita de risoto de queijo. Achei a sua a melhor! Fizemos e ficou DIVINO, realmente muito bom. Parabéns haha
beijos

Aqui é outra História.com disse...

Lindona! Muito obrigada por compartilhar esta receita! Acabei de fazer com os queijo e ingredientes que tinha em casa e ficou jóia!!!
Parabéns pelo blog : )
Beijinhos,
Deisi