domingo, 23 de agosto de 2009

Carne na cerveja com arroz biro biro

Essa é um clássico da azuleijisse. Não tem como fazer pouco, muito menos comer pouco. Logo, você deve reunir alguns retirantes quando for fazer. É ideal pra reuniões, porque você não precisa ficar em cima do fogão. Põe na panela e já era. O problema é que é na panela de pressão. O que pra mim é o mesmo que bomba socialmente consentida.

Ingredientes

1 peça de carne de mais ou menos 1kg, dependendo do tamanho da sua panela de pressão. (eu usei maminha, mas como vai rolar uma pressão no álcool pode ser qualquer carne, até coxão duro)
1 lata de cerveja (se formais carne, mais cerveja. O líquido deve cobrir a peça)
Uma lata de molho de tomate pronto
Alho
Cebola (opcional)
Sal
Pimenta
Batatas


Preparo

Coloque um fio de óleo no fundo da panela e frite um pouco o alho e a cebola. Acrescente a peça de carne e deixe selar dos dois lados. Depois acrescente o molho e cheque o sal e a pimenta. Cuidado. Molho pronto já tem sal e quando a carne cozinhar o líquido vai reduzir e ficar ainda mais salgado. Despeje a cerveja e tampe a panela. Geralmente 45 minutos são suficientes para a carne cozinhar. O ponto é aquele em que ela desfia ao puxar com o garfo.
Depois de cozida retire a peça e reserve num refratário. Corte batatas em pedaços grandes (eu coloquei com casaca e tudo, mas se preferir descasque)e coloque pra cozinhar no molho da carne, leva uns 20 min.
Pronto, dá pra servir só a carne com as batatas, mas eu gosto de fazer o arroz Biro Biro pra acompanhar. Mas só vou contar como faz no próximo post. Por hora, comam com arroz branco mesmo. Há!

Um comentário:

gremunhoz disse...

Isso lembra a carne com batata de panela de pressão da dona Margá. Conseguirei viver sem ela?