segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Torta fluf de arroz com sobras de geladeira


Eu andei errando arroz. É, dos ultimos três que fiz TODOS deram errado. Um deles até deu pra acompanhar a feijuca da mãe da Camis. Os outros foram para um pote na geladeira até que eu decidisse o que fazer. É, eu detesto jogar comida fora. Mesmo.

Daí que eu tinha que fazer meu almoço e pensei: é a hora de desovar esse arroz. Mas não queria bolinho, porque não queria fritar nada. Dei uma busca no Google e tudo que eu vi me agradou mais ou menos. Decidi inovar, como já era o resultado de um erro se desse certo era lucro. E nãoé que deu, minha gente! Nasceu a super torta bolo de arroz velho com sobras de geladeira. A massa ficou super hiper fluf nuvem e mega saborosa!

Ingredientes
Arroz velho que deu errado
2 ovos
Farinha de trigo
Leite
Sal
Noz moscada
Alho
Pimenta dedo de moça

Recheio

Presunto
Queijo
Champignon
Ou qualquer sobra de frios, legumes, bacon, atum, ervas. Qualque coisa mesmo que você tenha em casa.

Preparo
Coloque o arroz velho no liquidificador, os dois ovos, um pouco de farinha de trigo (coisa de uma colher de sopa no máximo), leite (mais ou menos uma xícara). Bata bem. A ideia é triturar o arroz e fazer uma massa meio pastosa. Se o seu liqui é fraco como o meu, vale parar e dar uma força com um colher. Por último, acrescente um colher de fermento químico (tipo o pó Royal) e mexa com a colher, evite bater.

Pegue um refratário, unte com éleo e farinha de trigo. coloque metade da massa no fundo. Pique os ingredientes do recheio. Eu coloquei presunto picadinho, queijo prato ralado, uma sobra de parmesão e outra de champignos. Bati um ovo com a pimenta dedo de moça sem as sementes e espalhei por cima (fiz isso pq ele sobrou e eu não ia deixar o pobre ovo solitário na geladeira).

Cubra com o resto da massa e salpique mais queijo ralado em cima. leve ao forno 180º por certca de 30 minutos. Ela vai crescer um pouco e ficar bem dourada em cima.

No caso de recheios mais leguminosos, acho que o ideal é refogá-los antes pra tirar um pouco da água. Se não pode desandar a massa. Vou testar com outros recheios e logo memos compartilho com vocês.

Ps.: essa vai ter que ser no olho. Qualquer dúvida me mandem e-mails.

2 comentários:

Aline Cortes disse...

Será que eu estou com fome por causa da hora do almoço ou TODAS as receitas do seu blog parecem incrivelmente deliciosas?

Bjobjo

gremunhoz disse...

Adorei a honestidade do título. Conheço poucas pessoas que inventam pratos incríveis com sobras de comida. Me orgulho de pertencer ao grupo! \o/