terça-feira, 22 de setembro de 2009

Phina, elegante e sincera

Ontem tive um momento gente fina, elegante e sincera. Fui convidada para o encontro de degustação Blogs com vinho na Vinea Store, com apoio da revenda online Wine. Pois é gente, fiz a phina e tomei vinho como gente grande.

Saboreamos três tipos diferentes de vinho:

Prosecco Incontri VSAQ Pera Martellozzo (Vêneto, Itália) e os argentinos (de Mendonza) Terra Chardonnay 2008 Viniterra, Viniterra Carmenère 2006 e Dolcissimo Late Harvest Viniterra.

Durante o evento recebemos várias dicas sobre vinhos e ficamos sabendo que muita coisa que se diz por aí nos cursinhos péla saco não passa de firulas. Como por exemplo, o truque de observar as lágrimas escorrerem pela taça para ver a densidade do vinho. Ok, você pode até fazer isso, mas não significa absolutamente nada. Outra coisa é girar a taça para que o líquido libere o álcool. Oee, são mais de 13% de teor alcoólico, mesmo que você gire a taça até seu braço cair, o álcool e seu cheiro permanecerão na bebida.

Viu que só aprendi bobegem, né? Mas é aí que você se engana. Para acompanhar os vinhos serviram um "risoto ao funghi" de morrer tudo a ver com o Viniterra Carmenère. E de sobremesa serviram o que pra mim, sempre foi e sempre será, a "torta de bolachas na manteiga com nozes da minha vó", que arrasou com Dolcissimo Late Harvest Viniterra. E eu já tratei de aprender as receitas e vou compartilhar aqui pra você sair por aí fazendo o phino também. #ficadica

Risoto de funghi
Ingredientes
20g de funghi secchi
1/2 xícará de vinho branco seco
1 xícará de arroz para risoto (arbório)
3 xícará de caldo de carne fervente
2 colheres de manteiga
1/2 cebola média picadinha
1/4 xícará de queijo parmesão ralado

Preparo

Lave e hidrate o funghi uma meia hora antes de começar a fazer o arroz. Cubra com água e deixe descansar uns 30 minutos, escorra e reserve o líquido. Corte os cogumelos em tiras. Aqueça 3 xícara de água para derreter o caldo de carne. Pode juntar também aqui o caldo funghi.

Em outra panela derreta a manteiga e junte a cebola (opcional). Quando a cebola estiver começando a dourar, acrescente os pedacinhos de funghi e misture para incorporar. Junte o arroz e deixe no fogo até esbranquiçar. Coloque o vinho e deixe secar um pouco.

Vá acrescentando o caldo de carne com funghi aos poucos no arroz. Concha por concha, a medida que o líquido for sendo absorvido pelo arroz. Sempre mexendo. Deixe o risoto no fogo até que o arroz esteja cozido, mas al dente. Retire do fogo, coloque o restante de manteiga, salpique o parmesão e voilá!



Torta de bolachas na manteiga com nozes da minha vó
250g de manteiga sem sal
2 copos de açúcar
1 colher (sopa) de essência de baunilha
3 gemas
1 copo de nozes picadas ou trituradas
2 caixinhas de creme de leite
2 pacotes de bolacha tipo maisena
1 lata de leite condensado

Preparo
Cozinhe o leite condensado na panela de pressão por 15 minutos depois que começar a chiar. Na batedeira bata a manteiga, o açúcar as gemas e a baunilha até formar um creme esbranquiçado. Junte o creme de leite e misture delicadamente. Acrescente as nozes. Em uma travessa de vidro untada coloque uma camada de bolachas umedecidas no leite e depois uma camada de creme. Repita as camadas até que a última seja a do creme. Depois cubra com o leite condensado cozido e decore com o restante das nozes. Deixe na geladeira por 12 horas antes de servir. Tem gente que faz em forma de fundo falso pra desenformar depois. Mas dá um trabaaalho.


Convenci? Não, né?

4 comentários:

Livia Carine disse...

MEU DEUS! Eu juro q nao li esse post..rs desculpe! mas é q eu achei seu blog sem qrer pq tava procurando "Estrogonoff d carne moida" Ai...ADOREI TUDO ja copiei varias receitas..qndo tiver os ingredientes e vontade vou fazer!! se der errado volto aqui hein rsrs Muito bom..

Pelo jeito parece ser receitas faceis..eu nao cozinho muito bem... Vou fazer as empadinhas primeiro! Dê sempre dicas pra qm nao esta muito ambientado pra cozinha tbm rsrs BEIJOS E PARABENS!

Wine disse...

Olá Lara, tudo bem?
Ficamos muito contentes com sua participação no evento Blog com vinhos. Foi uma ótima oportunidade para estreitar os laços com grandes blogueiras e verificar o ponto de vista feminino na degustação de vinhos.
Estamos a sua disposição para tirar qualquer dúvida, bem como para receber sugestões. Siga a gente no twitter (wine_vinhos) para mais novidades trazidas pela Wine.

Att,

Wine

Simone Batista disse...

Oi Lara,
vim agradecer as fotos que me deixou usar. Fiz um post sobre o evento e usei algumas. Muito obrigada. Boa semana.
Beijos

gremunhoz disse...

Isso, faz inveja da boa pra mim, ahahah. Arrasou!