segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Torta de legumes



Fiz essa receita pra levar pro LuluzinhaCamp. Fiquei super com medo de sobrar pq a mulherada lá é foda de boa nos quitutes. Só tem coisa géliça. Mas não é que fez sucesso e voltei com tupevari vaziinho!? Depois dessa aprovação só me resta compartilhar. A foto tá pior que as de costume, fiz na pressa.
Ingredientes
Massa
2 e meia xícaras de farinha de trigo
1 ovo
150 gr (duas colheres bem gordas) de manteiga temperatura ambiente
1 pitada de sal
I colher de fermento em pó químico

Recheio

Alho poró
Brócolis
Cenoura ralada
Abobrinha ralada
Folhas de cenoura picada
Caldo de legumes
Alho
Pimenta dedo de moça
Creme de leite ou leite
Manteiga
Amido de milho
E qualquer outro legume que você goste e tenha em casa.

Preparo

Misture os ingredientes da massa, menos a farinha. Depois vá acrescentando o pó aos poucos até que a massa fique homogênea e firme, desgrudando da mão facilmente. Essa é muito, mas muito fácil. O segredo é colocar a farinha em partes até achar o ponto. Abra a massa numa forma de fundo falso cobrindo as bordas e leve ao forno médio para pré assar, por uns 30 minutos.

Enquanto isso, prepare o recheio. Pique o brócolis em pedaços pequenos e refogue no alho amassado junto com o alho-poró picado em rodelas, a abobrinha e a cenoura raladas e os ramos da cenoura picados. Coloque a pimenta picada, mas sem a semente, se não gosta de muito picante.

Para dar aquela cremosidade coloque umas três partes de creme de leite ou de leite, mesmo se quiser mais magro. Pode misturar um pouco de amido de milho em dois dedos de leite pra dar uma engrossada no molho. Acrescente o caldo de legumes, confira o sal e pronto. Despeje sobre a massa. O ideal é cobrir com uma camada fina de massa. Ou pelo menos com tira grossas.

Um comentário:

gremunhoz disse...

hum... vamos ver se me animo a fazer alguma variação dessa aqui. JÉLICIOSA.