segunda-feira, 26 de outubro de 2009

É truta, manu! Com batatas.

O Júnior faz comida. É ele nos alimenta e bem. Aí numa dessas vezes que fomos lá ele fez esse peixe pra galere. Que segundo ele, era pra ser sashimi, mas tava velho, aí virou assado pra galera mesmo. hahaha Brincadeira, tava ótimo. Tanto que eu repliquei na íntegra no feriado de segunda. É bem fácil, segue. Ps.: não é salmão, é truta salmonada. Muito bom e mais barata (quase 20 reais de diferença no preço do quilo).

Ingredientes
Filé de truta salmonada
Mirin (saque culinário)
Vinagre de arroz
Gengibre
Mel
Pimenta do reino
Sal
Shoyu
Batatas
Azeite
Preparo
Primeiro você vai marinar o peixe. Coloque-o num refratário. Encha um copo americano com o shoyu. Acrescente umas 3 colheres de mel, um pouco do vinagre e do mirin (mais ou menos uma colher de cada). Rale o gengibre, um punhadinho basta. Coloque uma pitada de pimenta. Nem carece de sal, o shoyu já é bem salgado. Despeje essa mistura no peixe e deixe descansar por uma meia hora.
Ligue o forno a 180 graus. Enquanto isso corte as batatas em pedaços médios e dê uma aferventada. Depois as coloque em outro refratário com azeite a gosto, salpique pimenta e sal e coloque no forno. Volte ao peixe, escorra o excesso do caldo em uma panela pequena e leve a forma ao forno também. Aqueça a panelinha no fogão para reduzir esse caldo. Ele vai virar um molho grossinho, agridoce, forte. Ideal para acompanhar o peixe assado. Sirva com as batatas coradas e arroz branco.
Correto Jr?
Update do dono da receita: quando retirar o molho do fogo, coloque uma colher de manteiga fria e bata. Vai dar uma textura aviadada, ops, aveludada ao molho. Rá!

Nenhum comentário: