terça-feira, 13 de outubro de 2009

Maratona de batecagem!

Pois é, como eu contei aqui há alguns dias, começou o Boteco Bohemia. E daí que tive a sorte de ser convidada pra me juntar ao bonde de outros botequeiros para fazer uma caravanda há quatro dos bares concorrentes experimentando os pixtiscos harmonizados com a Bohemia certa. Vou dividir aqui as receitas com vocês. Mas confesso que alguns é mais fácil comer na fonte.

Cone de Baião no Varal
Hamoniza com Bohemia Escura ou WeissA maratona durou umas 8 horas começando pela Botica do Quintana, na Vila Olímpia. Contrariando a média da região esse é um boteco com uma certa personalidade. Eles concorrem com o pixtixco “Cone de Baião no Varal”. Que eu apelidei carinhosamente de instalação, de tão elaborado que é (se liga na foto). O sabor é ótimo, mas para uma mesa de boteco cheia pode sair bem caro e pouco prático. Eu quero tentar fazer minha versão.
Ingredientes
1 kg de feijão verde ( feijão de corda já seco)
200 grs de toucinho
1 paio cortado em rodelas
1cebola grande
1 dente de alho
30 grs de bacom em cubos
Pimenta de cheiro amarela
10 grs de sal
100 ml de óleo
Coentro picado
0,5 kg de arroz
05 kgs de macaxeira
150 grs de queijo coalho cortado em fatias finas
0,5 de carne de sol serenada
100 ml de manteiga de garrafa
01 maco de Couve mineira
06 fatias de pão de graos
100 grs de carpaccio de carne seca
Preparo

Lave o feijão e deixe de molho de véspera. No dia seguinte, cozinhe o junto com o paio e o bacon, dissolvidos por 2,5 lts de água fria. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo por 1 hora. Em outra panela, doure a cebola e o alho, no óleo.
Junte o coentro e o arroz e refogue bem ate ficar brilhante e um pouco transparente. Acrescente o feijão e o paio já cozidos, juntamente com o caldo. Misture bem, tampe a panela e deixe cozinha ate que o arroz fique cozido, úmido, com consistência cremosa.
Durante o cozimento do arroz, se necessário adicione água, tomando o cuidado de não deixar a mistura ficar seca.Junte a salsinha e mexa com cuidado. Então cubra o arroz com as fatias de queijo. Tampe a panela novamente e deixe que o vapor derreta o queijo. Asse os cones de macaxeira. Finalize os triângulos de carpaccio de carne seca, e frite a couve mineira. Acrescente o coentro só na hora de finalizar, quanto menos ele cozinhar, menos acentuado ficará.
***********
Kamarão na Toca
Hamoniza com Bohemia ConfrariaEm segundo lugar veio o "Kamarão na Toca" do bar Kamaleão, no Ipiranga. De todos, esse foi o pixtixco com mais cara de boteco. É um camarão médio envolvido por uma massa de croquete de carne e depois passado no farelo de pão. É uma porção servida, acompanhada de sardela e molho de pimenta amarela para xuxar. Muito gostoso, mas pra mim tem muitos sabores fortes combinados e acaba que um meio que briga com o outro. Eu faria com menos informação. Segue:
Ingredientes:
250g de coxão duro
250g de lombo de porco
100g de farinha de rosca
10 camarões rosa sem casca
01 cebola
01 tomate
01 salsinha
02 dentes de alho
1/4 de tablete de caldo de carne
2 ovos
01 xícara (chá) de “breadcrumbs” (farelo de pão, uma farinha de rosca mais grossa, em flocos)
Sal, pimenta do reino, azeite, manteiga a gosto
Preparo
Cozinhar o coxão duro e o lombo de porco em uma panela de pressão por aproximadamente 25 minutos. Depois de cozido, separar as carnes do caldo que sobrou. Misturar o caldo com a farinha de rosca e reservar por 20 minutos. Picar bem as carnes cozidas. Reservar.
Cozinhar o camarão rosa sem cabeça somente com água e sal. Depois de cozido, temperar com azeite e alho batido no liquidificador e deixar tomar gosto por uns 20 minutos. Reservar. Em uma panela, derreter a manteiga, acrescentar a cebola e o tomate, deixar murchar um pouco. Colocar as carnes picadas, temperar com sal, pimenta do reino, salsinha, e adicionar 1/4 do tablete de caldo de carne. Desligar o fogo. Acrescentar o caldo reservado com a farinha de rosca. Deixar esfriar um pouco e quando estiver morna a massa, enrolar nas mãos e fazer um furo central onde se introduzirão os camarões previamente cozidos. Passar no ovo batido e empanar. Fritar no óleo quente até dourar. Retirar e colocar sobre o papel absorvente para retirar o excesso de gordura. Servir quente.
***********
Bixo BãoHamoniza com Bohemia WeissJá meio bêbados chegamos ao terceiro boteco: O Bar do Plínio, no Bairro do Limão. Boteco típico de bairro, com mesas de madeira na calçada. Já o pistixco não tava tão botequístico assim. O Bixo Bão é um guiza reinventado (atóron) recheado com camarão e salmão triturados. Acompanhado de dois tipos de molho.
Ingredientes
Massa de guioza
200gr de salmão
100gr de camarão
palmito
cream cheese
cebola
salsinha e cebolinha
pimenta de cheiro
azeite
sal e pimenta a gosto
Preparo Recheio
Pique o salmão, o camarão e o palmito em pedaços bem pequenos. Acrescente os temperos também picados e por ultimo o cream cheese.

Ingredientes Massa
Como não recebi a receita oficial da massa procurei uma pra postar. Mas não testei pra ver se funfa! É por sua conta e risco.
300 g farinha de trigo
150 ml de água morna
Preparo Massa
Misture a farinha e a água aos poucos até formar uma bola, que não pode ficar muito seca. Caso fique, molhe as mãos e continue sovando. A idéia é que fique lisa e homogênea.
Para montar abra a massa em disco e coloque um pouco de recheio no centro. Junte as bordas montando um trouxinha. Cozinhe no vapor e depois frite em óleo quente. Lá eles serviram com um molho agridoce de damasco e pimenta rosa e outro de maionese e temperos verdes. Sobre uma salada de repolho roxo, tomates e palmitos.
***********
Maravilha de Queijo do com Tomate Seco
Harmoniza com Bohemia Pilsen
E por último, mas não menos aguardado, veio o Maravilha de Queijo do com Tomate Seco do Bar ó, na Vila Madalena. Esse pixtixco é a prova de que a simplicidade funciona. A clássica bolinha de vários queijos, que eu já fiz por aqui, recheada com tomate seco, passada na aletria (massa cabelinho de anjo). Simples e saborosa.
Ingredientes
300gr de mussarela ralada
300gr de queijo prato ralado
300gr de queijo meia cura ralado
100gr de parmesão ralado
3 ovos
1 xícara de farinha de trigo
Orégano a gosto
Tomate seco
óleo pra fritar
Aletria, massa do tipo cabelo de anjo
Preparo
Misture tudo, faça bolinhas em volta do tomate seco e passe na aletria para empanar.
Frite em óleo quente.

UFA! Muita coisa né? Imagina comer e beber tudo isso num dia só? Parabéns aos outros maratonistas do bonde: a Boa de Garfo, a Mixirica, os meninos do Botecagem, a as meninas do Braun Café e o Cozinha Pequena. Se eu esuqeci de alguém, me avisem, pq memória de bêbado não é lá essas Coca Colas. Agora é agitar a festa da Saideira nos dias 7 e 8/11.
Ps.: Para saber mais sobre os botecos participantes e montar sua caravana vai lá no Braun Café. A Dani fez um ótimo guia pros botequeiros.

O baile todo

2 comentários:

gremunhoz disse...

Tá vendo? Só fiquei sabendo pq o Cesar Tomei me convidou pra ser fã do Botecagem e acabei encontrando essas fotos por lá. SNIF.

gremunhoz disse...

Ah, por favor, me leve na festa dos petiscos se eu não tiver virado vegetariana a partir de Quarta. Longa história... daquelas de arrepiar.