terça-feira, 28 de abril de 2009

Bolinha de queijo fodástica


Daí que um dia desses acordei e liguei a TV e o Bragão tava dixavando uma bolinha de queijo fantástica. O lance puxava aqueles fiozinhos de tãaao derretido. Pronto, entrei na nóia e nunca mais pensei em algo que não fosse a tal bolinha. Ontem não resisti e fiz. Gente! Minha vida nunca mais foi a mesma. Vou dividir com vocês a receita, poque as bolinhas já eram.

Ingredientes
Queijo meia cura ralado (umas 300gr)
Mussarela ralada (umas 300gr)
2 colheres de requeijão cremoso
1 ovo
Um pouco de amido de milho (Maizena, minha gente) pra dar liga. Mas bem pouco, tipo uma colher de sopa.
Óleo para fritar

Preparo

Misture todos os ingredientes. Deve ficar uma massinha firme, mas não dura. Por isso, não exagere na maizena (top of mind, sorry). Enrole as bolinhas com a mão. Eu passei na farinha de rosca para dar aquela COcrância, mas hoje no trabalho um amigo deu a idéia genial de passar no parmesão. Aqueça bem o óleo e frite-as.

É, foi maldade, eu sei, eu sei...

domingo, 26 de abril de 2009

Enroladinho de queijo


Ainda na vibe do forno eu resolvi fazer uma peripécia essa semana: Enroladinho de queijo minas meia cura. É importante falar sobre o queijo. Não é um simples queijo minas. Ele É de Minas, e isso faz toda a diferença.

Eu comprei na loja de Doces Zebu, (rod. uberaba delta km 5). Esse lugar é o paraíso do Caipira. Tem mussarela de nozinho feita no dia, purê de pequi, queijo trança curtido no vinho, provolone recheado com lingüiça, todos os tipos de pimentas em conserva e o melhor queijo minas da história dos queijos. Agora que eu já conytei vantagem, vamos voltar ao enroladinho.


Ingredientes:

1 colher (sopa) de açúcar
1 tablete de fermento biológico fresco (15g)
5 colheres (sopa) de água
1 colher (sopa) de manteiga
1 ovo e 2 gemas (para pincelar)
1 copo americano d leite morno (ou 3/4 de copo "de requeijão" de leite)
1/2kg de farinha de trigo
1/2kg de queijo cortado em tiras

Preparo

Misture o leite morno, o açúcar, o fermento, a água, a manteiga e um ovo. Junte a farinha aos poucos, mexendo até soltar-se das mãos. Deixe descançar para crescer. Abra a massa com um rolo, corte em tiras e enrole em torno do queijo. Feche bem as extremidades para que o queijo não vaze.

Espalhe os enroladinhos numa assadeira untada com óleo e farinha. Pincele com a gema batida. Leve para assar em forno pré-aquecido a 200°C.

esfiha simples

Eu fui para Goiás na Páscoa. E uma das coisas que mais gosto de quando eu vou pra lá é a comida. Lógico que comi pequi. Mas também tive a felicidade de comer o bobó de camarão da minha mãe (esse eu vou arriscar qualquer dia) e de fazer esfihas para o meu pai. Ficaram tão deliciosas que não deu tempo nem de fotografar. Segue a receita:

Ingredientes
Massa:
50g de fermento biológico instantâneo
2 copos tipo requeijão de agua morna
1/2 copo de óleo
4 colheres de sopa de açucar
1 colher de sopa de sal
1kg de farinha de trigo
Gema para pincelar

Recheio:
Carne moida
Tomates picados
Cebolas picadas
Sal, pimenta
Alho amanssado
Suco de limão


Preparo

Recheio:
Misture todos os ingredientes e tempere com o suco de limão. Esse recheio não precisa ir no fogo. A idéia é que a carne cozinhe no limão e depois no forno enquanto a massa assa.

Massa:
Dissolva o fermento na água. Junte o sal, o açucar e o óleo. Misture bem. Depois vá acrescentando a fariinha aos poucos até que a masse desgrude da sua mão com facilidade. Divida a massa em bolas médias e deixe descançar para crescer.
Depois abra com o rolo e use algum recipiente redondo para cortar a massa em formato de disco. Coloque a carne no centro do disco e junte as três pontas formando um triângulo. Pincele com a gema e leve ao forno a 200 graus. Se preferirpode usar queijo com recheio.

Ps.: rende umas 20 mil esfihas.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Ele voltou!

Faz algum tempo que quero prestar uma homenagem a um dos meus melhores amigos na cozinha: o mini processador de alimentos!

Eu tenho ele desde 2004, mas tinha perdido a tampinha e sem ela, por motivos óbvios, ele não funciona. Mas descobri uma assis. tec. aqui do lado de casa e finalmente tenho meu querido de volta. \o/


Ele partiu, mas voltou!

sábado, 4 de abril de 2009

Moqueca à moda da Lara



É a minha moda, porque nem é propriamente a baiana, nem a capixaba. Mas é boa!E fácil. Mesmo!

Ingredientes
postas de cação
pimentão (só tinha o verde e o amarelo)
tomates
batatas
leite de côco
azeite de dendê
cheiro verde
alho
sal e pimenta

Preparo
Juro que é fácil, quer ver? Descasque as batatas e corte em pedaços grandes. Pique os pimentões e os tomates em rodelas. Tempere o peixe com sal, alho e pimenta. Coloque um fio de azeite no fundo da panela, espalhe as batatas, coloque um pouco do pimentão, tomates, sal, alho e pimenta sobre elas. Cubra-as com as postas do peixe. Depois coloque os resto dos ingredientes sobre o peixe. Acrescente uma colher de sopa de azeite de dendê e o vidrinho de leite de côco. Tampe a panela e deixe cozinhar por 20, 30min. Confira com o garfo se as batatas estão macias e pronto! Espalhe o cheiro verde sobre. Arroz branco acompanha.

Ps.:Não mexa na panela, se não o peixe desmancha.

Ps2.:Pode fazer sem dendê, se você não for muito fã.