segunda-feira, 29 de junho de 2009

Polenta líquida da Nazareth


Ingredientes
Massa:
Água
Farinha de milho fina
Sal e pimenta a gosto
Caldo de galinha
Azeite

Molho:
Tomate
Pimentão vermelho
Carne moída (usei patinho)
Extrato de tomate
Mangericão

Preparo

Ferva a água com uma colher de azeite e o caldo de galinha. Com a água já fervente vá acrescentando a farinha aos poucos e mexando sem parar para não empelotar. A consistência depende da quantidade de farinha que você colocar. Por tanto, vá com calma. Nesse caso a idéia era que ficasse um creme molinho. Coloque em um refratário e reserve.

Em outra panela frite o alho amassado no azeite e depois refogue o pimentão e os tomates picados sem semente e sem casca. Depois acrescente a carne moída e deixe ela cozinhar no molho até que os legumes derretam. Coloque o extrato de tomate e deixe engrossar. Confira o sal. Coloque o molho sobre a massa e salpique parmesão ralado e mangericão e sirva.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Sopa de capeleti e frango



Mais uma para aquecer o coração.

Ingredientes
Um peito de frango
Um pacote de capeleti de frango ou queijo (o que vc preferir)
Cheiro verde
Caldo de galinha
Pimenta
Sal
Alho
Cheiro verde

Preparo

Cozinhe o frango com alho, sal e pimenta numa panela de pressão por 20 minutos, meia hora. Desfie a carne e reserve, inclusive o caldo do cozimento. Em routra panela cozinhe o capeleti no caldo do frango por 5 min. Acrescente o frango desfiado e deixe levantar fervura (não deixe fervendo). Acrescente o cheiro verde e sirva.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Caldo Verde


Frio é isso, comidas quentes e suculentas. De preferência beeem calóricas para um abraço por dentro. Logo, bora na sequência gordinho safado das últimas semanas. Com você o caldo verde.

Ingredientes
Batatas
Calabresa
Couve
Alho
Sal
Pimenta
Cebola
Azeite

Preparo
Cozinhe as batatas até elas quase se desfazerem. Tem que ficar tipo um creme, mas com alguns pedacinhos inteiros (pelo menos eu prefiro com os caroços). Em uma outra panela refogue no azeite a cebola até dourar, depois o alho e a linguiça cortada em rodelas. Para tirar um pouco da gordura eu fervi a linguiça por uns 5 minutos antes de fritá-la. Pique a couve beeem fininha e junte ao refogado da linguiça. Para finalizar acrescente o purê de batata e misture. Se estiver muito grosso, coloque um pouco de água e deixe ferver. Pronto!

domingo, 21 de junho de 2009

Escondidinho fake

O escondidinho tradiça é o de mandioca com carne seca. FODA! Maaaas, eu acho jeito pra tudo nessa vida na cozinha. E com a sobra do recheio da empada eu decidi fazer um escondidinho de frango. No lugar da mandioca, batata, no lugar da carne seca, frango.

Ingredientes
Batatas
Frango
Milho d
Molho de tomate ou tomate
Alho
Sal
Pimenta
Azeitona
Creme de leite fresco

Preparo
Eu já tinha a mistura pronta por causa da empada. Mas vamos lá. Cozinhe o frango com os temperos (alho, sal e pimenta). Desfie. Jogue numa panela para preparar o molho. Acrescente o molho de tomate, azeitona picada e milho. Coloque um pouco de creme de leite. Confira o sal. Espalhe num refratário.
Cozinhe umas cinco batatas médias. Amasse-as até formar o purê. Acrescente um pouco de sal e manteiga (uma colher basta). Espalhe o purê sobre a mistura de frango. Salpique queijo ralado em cima e leve ao forno para gratinar.
Adivinhe o que tem em baixo!!!

sábado, 20 de junho de 2009

Estrogonofe de carne moída


É agora que geral gastronômica morre. Se quando eu coloquei a receita do strogão de frango gerou mó polêmica imagina agora que eu substituí o mignon por patinho moído? Pois é gente, eu amo carne moída e amo strogonoff, nada mais justo que juntar os dois.

Ingredientes
Patinho moído beeem limpo e moído
Molho de tomate ou tomates sem pele e sementes (depende da sua boa vontade)
Noz moscada
Pimenta
Sal
Azeite
Alho
Molho inglês
Catchup
Champignon
Creme de leite (o ideal é o fresco porque terá q ferver, mas se não tiver vai o comum mesmo*)
Cebola

Preparo
Como não é filé o processo de fazer a carne é aquele de sempre. Azeite, frite a cebola picada até dourar e depois o alho (eles tem tempo diferente de douração).
Coloque a carne. Ela vai soltar água, mas como é moída não corre o risco de endurecer como no caso das tiras de filé. Junte os outros temperos, sal, pimenta, o molho de tomate, catchup e o champignon. Depois o molho inglês e a noz moscada. Por último o creme de leite (se for do comum, deixe para colocar na hora de servir para que ele não talhe na fervura).
Sirva com arroz branco e batata palha. <3 (isso é um coração, tá?)

*Feliz, Jr?!

domingo, 14 de junho de 2009

Empada


Eu tava com muita vontade de comer empada. Qualquer ser humano normal iria na loja mais próxima, compraria e comeria feliz. Eu fiz isso. Mas a vontade não passou. Logo, eu decidi fazer empadas.

Ingredientes

Massa:
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de margarina
1 ovo
Sal

Recheio:
Peito de frango
Milho verde
Requeijão cresmoso
Azeitona
Alho
Molho de tomate
Sal e pimenta
Cheiro verde

Preparo:

Junte a margarina, a farinha, o ovo e uma pitada de sal. Misture até q massa fique firme e desgrude da mão a ponto de enrolar.

Para o recheio cozinhe o peito de frango com os temperos (alho, sal, pimenta) numa panela de pressão por uns 20 minutos. Na panela comum leva mais tempo. Eu coloco um pouco de cerveja para que carne fique macia e mais suculenta. Desfie o frango, acrescente um pouco de molho de tomate, o milho, a azeitona e o requeijão. O molho deve ficar bem espesso.

Forre as forminhas de aluminio com a massa deixando sobrar um pouco nas bordas. Coloque o recheio. Não encha demais para não vazar. Abra a massa para a tampa e coloque sobre a forminha já recheada. Tire o excesso das bordas fechando bem. Pincele com ovo batido. Leve ao forno médio até que estejam douradas. Esse receita rendeu umas 8 empadas graúdas.

sábado, 13 de junho de 2009

Passou no fogo? Não é pesto!


Eu comprei um livro de receitas bem velhinho que traz receitas clássicas de massas italianas. Agora tô na nóia experimentando todas. A da vez foi o pesto. Fiz uma tonelada. O bom desse molho é que ele é prático, leve e baratinho (com exceção do pinoli, mas esse a gente substitui por nozes). Segue o jogo:

Ingredientes:

Mangericão
Alho
Sal
Azeite
Pinolis

Preparo
Junte as folhas de mangericão, o alho e as nozes e passe tudo no processador (pode ser no liquidificador) até virar uma massa bem triturada. Depois acrescente o azeite até a mistura ficar caldalosa. Acerte o sal.

Ps.:Coloque pouco alho se quiser esquecer que comeu o molho nos próximos dias.
Ps2.: não leve o molho no fogo. Cozinhe a massa, escorra e misture o molho e sirva imadiatamente.
Ps3.: Se você não salgou a massa no cozimento pode ser que o resultado fique um pouco insosso.
Ps4.: o ideal é servir com espaguete, mas eu não tinha e fiz com penne mesmo.
Ps5.: óoobvio que tasquei parmesão em cima.