terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Peixe cura rancor

Tô trabalhando feito uma condenada, com a equipe sobrecarregada. E hoje, no fim do dia, um do membros me diz que vai ficar só mais um mês. FODEU! E eu que já estava há 8 horas na frente do micro trampando, sem comer, morri de rancor.

Saí correndo com a roupa do corpo e fui até o supermercado, mesmo pobre de jó, comprei dois tomates, 3 batatas e 500 gramas de um flié de sant peter (um primo pretensioso da tilápia), mas conhecido como um dos peixes mais magros da paróquia. E como um dia antes a coisa mais leve eu tinha consumido era um baião de dois, achei por bem maneirar no peso. E como eu tava com muito rancor pra pensar em qualquer coisa, soquei tudo numa assadeira e coloquei no forno. Se liga...

Ingredientes
Batatas
Tomates firmes
Alho
Sal
Pimenta
Azeite
Cheiro verde

Preparo
Corte as batatas em rodelas grossas e cozinhe um pouco em água com sal. Só pra dar um pré cozida. Tempere o peixe com sal, alho e pimenta. Eu coloquei meio suco de limão siciliano porque eu gosto e acho que deus criou o limão assim, na sequência do peixe, de propósito porque combina. Voltei para frente do computador e xingue o mundo.

Depois de uns 10 min escorra as batatas. Coloque azeite no refratário e espalhe os os filés de peixe. Sobre eles coloque os tomates em rodelas. e salpique sal, pimenta e cheiro verde. Cubra com as batatas, mais um pouco de sal e pimenta. Regue com mais azeite de acordo com seu potencial cardíaco. Cubra com o papel alumínio e leve ao fogo médio. Depois de 10 minutos tire o papel e aumente o fogo pra corar todo mundo. Mais 10 minutos e tá lindo.

Fácil, rápido, relativamente barato (gastei menos de 20 reais) e mata qualquer rancor.

domingo, 13 de dezembro de 2009

Torta de bis da laric(ss)a

Outro dia na casa do Junior depois de mandarmos uma paella geliça todo mundo ficou na nóia da sobremesa. Mas a Gabi anda meio mavon e não faz mais torta de limão. #fail Até que eu lembrei de uma sobremesa larica descontrol que eu fazia na adolescência: a torta de Bis. Fiz e a galere morreu de comer. E hoje depois de toneladas de feijuca que a Gabi fez com carinho, apelamos de novo a torta de Bis. É coisa de alma gorda e preguiçosa.

Ingredientes
1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
4 colheres de Toddy
2 de manteiga
1 pode sorvete
2 pacotes de Bis

Preparo
Pique o bis em cubos médios e espalhe num refratário de vidro. Prepare um brigadeiro meio mole. Depois de pronto misture a ele o creme de leite sem soro. Despeje a mistura ainda quente sobre os pedaços de Bis e leve ao congelador por uns 20 minutos. Depois é só espalhar o sorvete sobre a mistura e comer. Hoje, nós colocamos morangos sobre e ficou incrível. Tente ver na foto, a torta por trás das mãos.
Possíveis nomes para a larica: Supresa gelada de Bis, Porcovete, Escondidinho de Bis

*foto da @fichanocaixa

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Fusili com molho de queijo e abrobrinha


Esse é daquele tipo de massa que os amigos estão em casa e deu fome, mas você tem pouca coisa ou quase nada e quer agradar e se agradar. O famoso apela DJ. Sabe quando a pista tá morrendo e o DJ coloca Hey Ya do Outkast e tudo mundo dança loucamã? É esse o efeito desse molho. Bora nóis!

Ingredientes

Todos os queijos gordos que você tiver na geladeira
Abrobrinha
Massa tipo fusili
Sal
Pimenta
Leite ou creme de leite fresco
Manteiga
Noz moscada

Preparo
Coloque a água pra ferver. Enquanto isso prepare o molho. Derreta um pouco de manteiga, acrescente o leite ou o creme de leite. A difrença é que com o leite vai ficar mais magro e demorar mais pra engrossar (o famoso reduzir, rs). Vá acrescentando os queijos ralados e mexa até que eles derretam e vire um molho grosso e puxento, por causa da quantidade absurda de queijo. Como vai ser gartinado é bom deixar ele um pouco mais líquido. Cuidado com o sal, porque os queijos já são salgados. Eu usei mussarela, parmesão e um pouco de gorgonzola. Coloque uma pitada de noz moscada e pimenta.

Coloque a massa pra cozinhar. Mas deixe bem al dente, porque ela ainda vai no forno. A não ser que você queira comer uma massa corrida. Pique as abobrinha em cubos médios, tempere com sal, azeite e pimenta. Reserve. Escorra a massa, misture ao molho e coloque as abobrinhas, cruas mesmo, a idéia é que eles fiquem crocantes. Depeje numa travessa e leve ao forno alto pra gratinar. Pronto!