quarta-feira, 4 de agosto de 2010

KEBAB = BABEK


Adoro trocadilhos infames, por isso, de saída já gostei da aula que tive de kebabs no Babek. Ambiente descontraente em Moema, com comidinha boa, kebabs pra todos os gostos. Proveio o de cordeiro e o de falafel. Muito bons.

E como a gente não é de ferro vou compartilhar com vocês as receitinhas que são possíveis de fazer em casa aqui.

Para montar um kebab de respeito você precisa essencialmente de pão folha e homus. O pão folha dá pra comprar em padocas boas e casas especializadas em produtos árabes. Ele serve não só pra kebabs, mas pra diversas outras receitas. Num futuro próximo eu ensino aqui a pizza enrolada de pão folha que eu fiz outro dia. Sucesso! Por hora, vamos manter o foco.


Homus

Ingredientes

Grão de Bico
Tahine
Coalhada
Iogurte Natural
Pimenta Síria, Pim. Reino
Azeite

Preparo
Cozinhar o grão de bico até amolecer (40 minutos na panela de pressão), Centrifugar ainda quente para ficar cremoso. Acrescentar Coalhada, Iogurte e o Tahine. Colocar Azeite, Pimenta Síria e do Reino e Sal a gosto
_______________________________________________________

Falafel
Ingredientes

Grão de Bico
Tahine
Pimenta Síria, Pim. Reino
Azeite
Salsinha
Cebola Picada
Coentro e Cominho em Grão moído
Cravo da Índia e Canela

Deixar o Grão de Bico Hidratando por 24hs. Centrifugar até virar um farelo. Adicionar Salsinha e a Cebola Picada. Adicionar os Temperos. Enformar os Bolinhos e Fritar. Dá pra comer puro como pestisco.
_______________________________________________________

Kebab de Cordeiro

Ingredientes para o espeto
Paleta De Cordeiro
Capa de Filet
Cebola
Salsinha
Pimenta Síria e do Reino
Cominho e Coentro em Grãos
Cravo da Índia e Canela

Preparo
Cortar a Paleta e a Capa de Filet em Bifes finos. Marinar as carnes por 8 horas com os Temperos e Condimentos. Moer 2Kg. Montar o Espeto Intercalando Bifes e Carne Moída. Queimar lentamente e ao atingir o ponto fatiá-lo. Aqui o ponto é mais pra bem passado.

Para montar o Kebab
Ingredientes
Pão Lavosh (Folha)
Alface Romana
Pepino Comum ou Azedo (picles)
Repolho Roxo
Tomate Salada
Homus
Tahine

Preparo
Dobrar o pão ao meio e aparar as bordas. Passar a pasta de Homus. Adicionar os Tomates, Pepino e o Repolho. Adicionar o Cordeiro. Regar com Tahine. Colocar a Alface Romana aberta por cima. Enrolar o Kebab. Chapeá-lo rapidamente. Eu sou a louca do recheio cheio, mas cuidado. O pão folha é beeem fininho. Se você lotar muito ele rasga. Então menos emoção. Inclusive na hora de lambusar do homus. Porque ele também pode umidecer muito o pão e rasgá-lo.

Ps.: nem todo mundo tem um espeto desses de churrasco grego em casa, né? Aliás, não conheço ninguém que tenha.Por isso, você pode tentar outras forma de preparar o cordeiro assado ou ir lá no Babek e mandar ver nele pronto.


Eu e minha criação, sucesso!